Nos dias 26 e 27 de setembro, o 1º Fórum Regional do Turismo Agro Sustentável reuniu mais de 250 participantes no Centro de Eventos Sicredi, em Sorriso, marcando um novo capítulo para o turismo do agro, no coração do Mato Grosso. O evento, organizado pela Prefeitura de Sorriso em parceria com o Sebrae, teve como objetivo fomentar a integração entre produção agrícola e turismo, e mostrar como o agro pode agregar valor e gerar oportunidades, renda e visibilidade para a região.
A abertura oficial ocorreu na manhã de sexta-feira (26), com a presença de autoridades locais, entre elas o prefeito Alei Fernandes, o vice-prefeito Acácio Ambrosini, representantes do Legislativo municipal, do CAT (Clube Amigos da Terra) e lideranças de entidades como ACES (Associação Comercial e Empresarial) e CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas).
Em sua fala, o prefeito Alei Fernandes destacou sua convicção no potencial turístico de Sorriso. “Desde o início da gestão, acredito que o turismo é um dos principais caminhos para movimentar a economia de Sorriso, diversificar oportunidades e mostrar ao Brasil o que temos de melhor no nosso campo”, disse.
O momento de abertura também foi marcado pela entrega dos certificados para as Empresas Amigas do Turismo e dos certificados do Programa Sorriso para Turistar, além da apresentação oficial do novo site do Turismo de Sorriso, que será uma vitrine digital para promover os atrativos locais.
O secretário adjunto de Turismo, Nelson Eduardo Pereira da Costa, avaliou o evento com entusiasmo, “estamos muito satisfeitos com essa mobilização. O Fórum foi um sucesso de público e de palestras. É gratificante ver tanta gente interessada em transformar Sorriso e sua região em referência no turismo agro sustentável.”
Representando o Estado, Gláucia Regina da Silva, Coordenadora de Pesquisa e Planejamento da Secretaria Adjunta de Turismo de Mato Grosso, falou sobre o caráter transformador da iniciativa. “Vejo este evento como um divisor de águas para Mato Grosso. É possível agregar valor ao agro por meio do turismo, gerar renda, empregos e fortalecer a identidade de nossos municípios no cenário nacional”, comemorou.
Entre os participantes do setor privado, Walquíria Baú, proprietária de uma agência de viagens local, parabenizou o município pela iniciativa e reforçou a importância da ação. “A Prefeitura está de parabéns pela ousadia. O turismo agro sustentável vai colocar Sorriso no mapa dos destinos rurais, atraindo turistas que querem conhecer nossa produção, cultura e potencial.”
O fórum trouxe palestras com nomes de peso no tema:
- Tatiana Fernandez, consultora especializada em turismo, apresentou estudo de caso de Rio Verde (GO) – cidade que desenvolveu estratégias viáveis de turismo de negócios e integração rural, demonstrando como municípios agrícolas podem se estruturar para receber visitantes de forma profissionalizada.
- Karina Turatti, presidente da Instância de Governança Regional (IGR) do Portal do Agronegócio, articulou a importância da governança regional no fortalecimento do turismo.
- Thais Medina, especialista em Marketing Digital e CEO da agência Business Factory, além de professora de pós-graduação na FGV, falou sobre o poder do marketing aplicado ao turismo agro sustentável, mostrando caminhos para promoção dos destinos rurais.
- Xico Graziano, engenheiro agrônomo, professor da FGV e embaixador do CAT (Clube Amigos da Terra) de Sorriso, trouxe uma leitura histórica e conceitual do agro no Mato Grosso, enfatizando a responsabilidade socioambiental e a necessidade de informação qualificada para reverter narrativas equivocadas.
No sábado (27) pela manhã, ocorreu uma reunião estratégica com o trade turístico local para definir diretrizes para a formatação do turismo agro sustentável. Durante esse momento, Tatiana Fernandez conduziu o debate e auxiliou os representantes a esboçarem caminhos concretos para planejamento e ação integrada de implantação da modalidade.